Atualmente, o controle de gastos pessoais se tornou uma habilidade fundamental para garantir a estabilidade e segurança financeira.
Com o avanço da tecnologia, a análise de dados tem se destacado como uma ferramenta poderosa para ajudar indivíduos a controlar seus gastos e manter um orçamento saudável.
Neste artigo, exploraremos como você pode usar a análise de dados para gerenciar suas finanças pessoais de maneira eficaz.
Mas o que é Data Analytics?
Refere-se ao processo de examinar dados com o objetivo de se extrair informações úteis.
Dentro do contexto financeiro, isso envolveria coletar dados sobre seus gastos, como seu extrato bancário do último ano, para entender melhor seus hábitos financeiros.
Essa análise pode revelar padrões que podem ser utilizados para otimizar seus gastos melhorando assim suas finanças pessoais.
Mas a análise de dados é realmente importante para o controle de gastos pessoais?
Bom, por meio da análise você será capaz de identificar padrões de gastos.
Para ilustrarmos melhor o efeito que a análise de dados por ter em suas finanças, vamos prosseguir utilizando o exemplo de um personagem chamado “Cleitinho”.
Cleitinho percebeu recentemente que suas finanças têm começado a se tornar um problema em sua vida.
Notou que ele não tem conseguido atingir suas metas e não tem sobrado dinheiro algum no final do dia.
Diante disso, Cleitinho decidiu baixar sua fatura bancária e jogar os dados no Excel para tentar entender melhor o que estava havendo.
Após dividir suas finanças em categorias como, lazer, mercado, aluguel, conta de luz, conta de água e internet.
Depois de uma breve análise, ele percebeu que possui um padrão de gastos bem estabelecido, toda sexta-feira a noite ele pede um hamburguer artesanal.
Feito alguns cálculos notou que esses hamburgueres semanais estavam lhe custando 350 reais por mês.
Diante disso, ele decidiu comprar os ingredientes que ele mais gostava, e todas as sextas, ele e sua esposa faziam o hambúrguer.
Após isso, seu gasto de 350 reais caiu para 150 reais, pois após as análises feitas ele notou que se comprasse os ingredientes no mercado próximo a sua casa ele conseguiria economizar 200 reais todo mês.
Com esse simples exemplo, perceba como uma pequena análise pode ajudar sua saúde financeira, além de facilitar atingir suas metas financeiras e prever despesas futuras.
Através de um pequeno hábito de analisar semanalmente onde está de fato indo parar o seu dinheiro você pode conseguir mais qualidade de vida para você e sua família.
Ferramentas de análise de dados para controle de gastos pessoais
Bom, poderíamos recomendar aqui diversas ferramentas com as mais variadas interfaces, porém isso não costuma adiantar.
Você provavelmente já baixou algum aplicativo de controle de gastos e parou de utilizar no mesmo mês.
Isso é mais comum do que você imagina, porque o controle financeiro que realmente funciona é o simples.
Não adianta querer complicar demais, fazer algo complexo e que vai lhe demandar horas para fazer suas análises quando uma simples planilha no Excel de fluxo de caixa pessoal poderia resolver os seus problemas.
Diante disso, preparamos algumas dicas não só para você implementar esse hábito de análise, mas também para ser possível e acessível de se manter praticando-o.
- Monitore seus gastos regularmente: reserve 1 hora da sua semana, de acordo com sua disponibilidade para revisar seus gastos;
- Crie categoria de despesas: ao organizar suas despesas em categorias, como alimentação, transporte e lazer, isso facilitará a análise e manterá a organização;
- Utilize gráficos: o ser humano é naturalmente visual e a utilização de gráficos ajuda muito no entendimento dos dados;
- Defina metas claras: você precisa ter metas e objetivos bem definidos para de fato conseguir manter esse hábito, sem o propósito certo você desistirá facilmente;
- Opte sempre pelo simples: torne isso algo simples de se fazer, crie uma planilha você mesmo no Excel e da forma mais simples que conseguir, se ver a necessidade de incluir algo a mais, aos poucos você vai adicionando.
Conclusão
A análise de dados oferece uma nova perspectiva sobre a gestão financeira pessoal.
Porém é preciso ter cuidado, nem sempre o complicado demais é o caminho certo, as vezes tudo que você precisa para manter um hábito em sua vida, é que esse hábito seja simples.
A simplicidade pode te levar a lugares que você jamais imaginou.
Lembre-se, o controle e análise que realmente funciona, é aquele que é simples de fazer e fácil de entender.
Indicações de conteúdo
Psicologia financeira: https://amzn.to/4fpZUf7
Pai rico pai pobre: https://amzn.to/40wF1KW
Agradecemos a leitura, caso queira conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho acesse https://perspectivadosdados.com/.